Email do advogado: como criar um email profissional para advogado?

email do advogado

É advogado e deseja criar um endereço de email para o seu escritório? Muitos advogados têm dúvidas do melhor email do advogado e como criar o seu email profissional. Há duas opções neste caso, e você pode criar um e-mail comum ou profissional. Neste artigos explicaremos a diferença entre ambos e como criá-los.

Conteúdo

Endereço de email comum X Endereço de email profissional

Endereço de email comum

Para ter um endereço de e-mail comum, você pode utilizar os mais diversos portais da internet. Normalmente, essas contas de email são configuradas pelo seu nome (ou do escritório de advocacia), seguido pelo nome do portal que você escolheu criar. Em suma, muitos advogados utilizam desta maneira:

  • fulano.adv@hotmail.com.br
  • advogadofulano@gmail.com
  • advocaciafulano@outlook.com

Neste caso, você pode escolher apenas o início do email. Isto porque, a extensão do domínio é o nome do portal que hospeda essas contas. Ou seja, qualquer um pode criar um email genérico advocaciasilva@gmail.com e se passar por um escritório de advocacia.

Portanto, este tipo de email não é recomendado para uso profissional ou como contato do seu escritório.

Endereço de email profissional

Um endereço de e-mail profissional tem o nome do seu escritório de advocacia após o @.  Por exemplo, o escritório Advocacia Silva poderia enviar emails com o email profissional: joao@advocaciasilva.com.br.

Ao contrário do e-mail comum e genérico, o uso do email profissional pelo advogado passa maior credibilidade a seus clientes e prospectos.

Uma vez que qualquer pessoa pode criar essas contas de email genéricas, torna-se mais difícil para os clientes e outras empresas confiarem em advogados que possuem endereços de genérico como meio de contato profissional.

Afinal, qual profissional você acha que teria mais contatos: o que envia emails com o advocaciasilva@gmail.com.br, ou o que envia emails com o joao@advocaciasilva.com.br?

Por quê todo advogado precisa de um email profissional?

Abaixo estão as 4 principais razões pelas quais todo advogado precisa de um endereço de email profissional para o seu escritório:

  • Um endereço de e-mail personalizado do escritório o deixa muito mais profissional.
  • Traz maior credibilidade ao advogado.
  • Dá maior confiança ao cliente de que o seu escritório de advocacia é legítimo.
  • Rende contatos mais promissores.
  • Permite valorizar mais o seu serviço e cobrar mais para isto.
  • Enviar e-mails com o nome do escritório permite que você promova o seu nome a cada e-mail que envia.

Além disto, com tantos casos de fraudes, inclusive na área de jurídica, o e-mail profissional é um dos primeiros itens que clientes legítimos utilizam para ter um primeiro contato com o advogado. Ou seja, se o advogado utiliza um email genérico para contatos profissionais, será automaticamente excluído da lista de empresas e potenciais clientes.

Se coloque no lugar do seu potencial cliente. Você se sentiria confortável em enviar as cópias dos seus documentos pessoais para o advogado com o email advocaciasilva@hotmail.com ?

Se você quer que seus clientes e outras empresas o levem a sério, então precisa começar a usar um endereço de email de advogado ou escritório profissional, IMEDIATAMENTE!

O que você precisa para criar um endereço de email de advogado profissional?

Primeiramente, você precisará ter nome de domínio e uma hospedagem para criar um endereço de e-mail profissional.

O domínio é o seu endereço na internet, ou URL, que será diretamente ligado ao nome do seu email profissional. Por exemplo se o domínio escolhido for: www.advocaciasilva.com.br, o email profissional terá, obrigatoriamente o final @advocaciasilva.com.br.

Já a hospedagem de email é o servidor, ou "espaço virtual", onde ficarão os arquivos dos emails, para que eles fiquem acessíveis através da internet. Há diversas empresas que fornecem a hospedagem, por preços que variam bastante.

Isto significa que ter um email profissional não é gratuito. Isto porque, você terá que obrigatoriamente, adquirir o domínio e uma hospedagem para o email.

Então, pesquise bem ao comprar a hospedagem do email, às vezes é possível adquirir gratuitamente o domínio no mesmo pacote. Nós recomendamos a Hostinger e a Hostgator, que possuem o melhor custo benefício do mercado.

Agora, se você já está um passo a frente e quer, além do email profissional, também criar um site profissional, pode adquirir apenas a hospedagem de site.

Em algumas empresas, juntamente com a hospedagem do site (que é onde ficarão armazenados os arquivos do seu site), também está incluso o serviço de hospedagem de email, e o domínio também está incluso gratuitamente, quando você adquire qualquer plano de hospedagem de site com estas empresas.

 

G Suite

Outra opção é utilizar o G Suite para criar o endereço de email para o seu escritório. O Google oferece endereço de e-mail profissionais com o G Suíte, que inclui Gmail, Docs, Drive e Calendar para empresas.

Embora este método também não seja gratuito, permite que você use o Gmail para o seu e-mail de negócios profissional com seu próprio nome comercial. Ou seja, é uma ótima alternativa para quem já está acostumado com o Gmail e não quer mudar.

Algumas de suas vantagens:

  • Você usará a interface familiar e aplicativos do Gmail para enviar e receber e-mails.
  • O Google tem uma tecnologia que entrega os emails imediatamente, e evita que eles acabem em pastas de spam.
  • Sua empresa de hospedagem de sites compartilha recursos do servidor. Isso significa que o número de e-mails pode ser limitado. O Gmail, por outro lado, permitirá que você envie até 2000 e-mails por dia.

Perguntas frequentes sobre o endereço de email do advogado

A seguir estão algumas das perguntas comuns sobre endereços de e-mail profissionais e como usá-los.

1. Posso criar mais endereços de e-mail personalizados para o meu escritório gratuitamente?

Se você estiver usando alguma hospedagem de emails ou hospedagem e sites que possui emails gratuitos, então sim, você pode ir em frente e criar mais contas de e-mail gratuitamente.

Já o limite de emails que você poderá criar utilizando o seu domínio (@advocaciaxyz.com.br), dependerá da hospedagem que contratou. 

Entretanto, caso você esteja usando usando o G Suite, dependendo do plano que contratar, será cobrado a mais para ter mais de uma conta de email diferente. 

2. Como criar um E-mail ADV.BR grátis?

Da mesma forma, o email profissional com a extensão adv.br, não é gratuito. Isto porque, você deverá adquirir uma hospedagem para ter o email.

Como mencionamos acima, há os planos de hospedagem de site geralmente têm a hospedagem de emails profissionais incluso. Neste caso, você poderá usufruir do email profissional .adv.br caso adquira a hospedagem do site, mas ele não será "gratuito".

3. Posso criar e-mail profissional gratuito sem domínio?

Não, você não pode criar uma conta de e-mail de negócios gratuita sem um domínio. Você pode criar uma conta de e-mail gratuita com o Gmail ou o Hotmail, mas ela não usará o nome de seu escritório, portanto não será considerada um endereço de e-mail comercial por clientes e outras empresas.

4. Posso usar aplicativos de e-mail para desktop e celular com meu endereço de e-mail personalizado?

Sim, você pode usar seu endereço de e-mail profissional com qualquer aplicativo de e-mail desktop ou celular. A maioria desses aplicativos pode descobrir automaticamente as configurações de e-mail. Da mesma forma, você pode obter essas configurações da documentação com sua empresa de hospedagem do site ou G Suite.

5. Posso mudar minha conta de email profissional grátis para outro provedor, se necessário?

Sim, você pode mudar para qualquer outro serviço de e-mail, hospedagem de sites ou registrador de domínio e levar seu endereço de e-mail profissional com você.

6. Posso criar um endereço de emails profissionais gratuito sem fazer um site?

Sim, você pode. No entanto, você ainda precisará pagar pela hospedagem dos emails porque eles precisam, obrigatoriamente, ficar armazenados no provedor.

Como escolher o melhor nome para seu email de advogado profissional

1. Escolha um nome e extensão de domínio fácil de entender

Imagine que seu nome seja Arnold Schwarzenegger e seu escritório seja o Schwarzenegger & Hemsworth Advogados Associados, e então você decide criar o seu email profissional:

arnold@schwarzeneggerehemsworth.com.br

Imagine a dificuldade que será soletrar o seu endereço de e-mail por telefone. Sem contar que as chances do seu cliente errar uma ou mais letras ao escrever um email para você é gigantesca, e você nunca receberá o e-mail dele. Portanto, SIMPLIFIQUE.

Uma dica é abreviar ou colocar só a primeira letra dos sobrenomes, por exemplo, arnold@seh.com.br, ou arnold@shadvogados.com.br. Muito mais fácil escrever e soletrar, não é?

2. Escolha um nome curto

Você pode inserir seu nome e sobrenome, mas busque simplificar. Um email como:

mariadasilva@mariadasilvaadvogadosassociados.adv.com.br

Apesar de ser fácil de entender, ainda assim é difícil de escrever por inteiro, e quanto mais longo o email, maiores as chances de seu cliente errar ao digitá-lo.

Um email como maria@advocaciasilva.com.br ou maria@silva.adv.br é curto, simples e fácil.

3. Email fácil de lembrar

Simplifique o seu email o máximo possível. Ainda que seu sobrenome seja complicado e extenso é possível abreviar e facilitar ao seu cliente.

Teste alguns nomes e fique sempre com o mais simples e fácil de lembrar, estes são os vencedores!

4. Crie e-mails por departamento

Uma prática muito comum e que acaba por facilitando as coisas no caso de rotatividade de funcionários é optar pela criação de contas por departamento.

Exemplo: financeiro@advocaciaexemplo.com.br, ou contato@advocaciaexemplo.com.br 

5. Fuja de números

Além de não ser nada profissional, alguns servidores de e-mail possuem filtros anti spam que acabam por identificando esse tipo de contas como tentativa de fraude. Imagine receber um email do remetente:

maria1989@advogada.com.br

Eu com certeza não abriria com medo de ser vírus!

6. Fique atento com a acentuação:

Evite utilizar nomes com acentuação. Se você não tem outra alternativa senão colocar seu nome que possui acentuação, não se esqueça de informar aos usuários que no caso do seu e-mail, ele não deve digitar acentos. Exemplo: joao@sobrenome.com.br

Leia também:

Conclusão

Enfim, agora que você já sabe que um endereço de email profissional pode fazer uma grande diferença na comunicação e imagem da sua advocacia, comece agora mesmo a criar o seu email profissional.

Não deixe para depois, profissionalize o seu escritório hoje mesmo, adquirindo hospedagem de emails.

Mas se você quiser ficar na frente da concorrência e deseja criar um site de advocaica, nós do AS oferecemos emails profissionais gratuitos com a criação do site e hospedagem conosco.

Tenha todo o suporte da AS para criar e padronizar as contas de e-mail personalizadas com o nome da sua advocacia. E, consequentemente, torne a comunicação com seus colaboradores muito mais profissional.

Nós somos especializados na criação de site para advogados. Todos nossos sites são otimizados para os mecanismos de busca do Google, totalmente personalizáveis e pensados na melhor performance para o advogado. Entre em contato para receber um orçamento!

Posts Recentes

Entre em Contato Conosco

Advogado, precisa profissionalizar o seu escritório? Entre em contato com um especialista!

Inscreva-se para receber as novidades e ficar por dentro de tudo!

Todos os Direitos Reservados © 2024 Sites para Advogados
Criado por | Legal Designs